O Futuro do Trabalho no estado da Arte
Gestão em células "Simples Gestão
A velocidade e a quantidade de informações na atualidade, dificultam o acompanhamento por parte dos profissionais.
Porém, mais do que estar atualizado, é o desafio de selecionar as informações que lhe interessam e ainda transformá-las em conhecimento praticado, ou seja, transformá-las em Sabedoria!
Observe que consideradas as duas partes essenciais, essas são mediadas pela Tecnologia, ou seja, pela forma "COMO" se processa determinada atividade.
Líder do Século XXI - Líder do SERviço
PESSOAS-Liderança do Serviço
As Pessoas são agrupadas para a realização de propósitos comuns. Os propósitos comuns, são norteados e estimulados pela liderança. Porém a liderança deve ter as características que o momento social exige, ou seja, a liderança desvinculada do "poder". A liderança do presente-futuro tem como característica fundamental a conquista da "autoridade", que independe da posição hierárquica. O poder foca a energia nos Processos-Métodos, enquanto que autoridade está centrada nas Pessoas.
Os processos, atividades e tarefas nos grupos, são interdependentes à partir do modelo de gestão adotado. É no modelo de gestão que são iniciadas as organizaçãos dos processos e as suas ramificações e interligações.
Os modelos estruturais na maioria das instituições, seguem o paradigma da Era Industrial. As estruturas rígidas e hierárquicas, estão cedendo o lugar para estruturas mais flexíveis, que estimulem a participação, a criatividade, a cooperação, a auto-estima, a percepção, enfim, maior valorização das pessoas no dia a dia.
O nosso modelo de gestão Simples Gestão, tem o formato celular, que propicia o desenvolvimento das atividades como rêde neural, biológico. É um modelo que contempla dez ítens fundamentais, que devem ser considerados nos grupos das instituições. É um modelo de gestão que, além de organizar as atividades de modo a convergir o trabalho do grupo para um propósito comum, prepara a cultura dos participantes para a Gestão do Conhecimento, pois através dele as informações podem ser organizadas e recuperadas, observados os aspectos internos e externos da instituição.
Não há mais separação entre o momento de aprender e o momento de trabalhar.
O contato com novas tecnologias e seu aprendizado são mais eficientes, quando são desenvolvidos com a ação simultânea do aprendizado e da prática. Esse formato " Comunidade de Prática ", iniciou nos laboratórios da IBM e da Xerox, em Palo Alto-EUA.
Leonardo da Vinci menciona: " O que sabemos, aprendemos fazendo".
O aprendizado e prática simultânea, assegura uma retenção mais abrangente, conforme podemos observar na pirâmide abaixo:
A separação do Trabalho e da Arte é um paradigma que herdamos da Era Industrial.
O Trabalho pressupõe basicamente o "FAZER". É através do trabalho que o ser humano interage e altera o mundo à sua volta, além de se realizar através da sua participação, criatividade, utilidade, etc...
Se observarmos o dicionário, veremos que ambos se referem a ação.
Verificada a origem da palavra "trabalho", notaremos que a mesma carrega uma energia negativa, pois a raiz da palavra que é do latim "tripalium", se refere a um instrumento de tortura, da idade média.
Já a arte, tem um pé também no trabalho, pois que, uma das considerações é que a palavra "drao", de origem grega também significa "fazer", que deu origem a palavra "drama", utilizada na arte, mais especificamente no teatro.
Portanto é através da arte, que podemos estiumular nossa criatividade, percepção, senso crítico e realização pessoal.
Basta observar a vasta literatura que agrega o termo "arte" ao desempenho no trabalho, tais como: A Arte de negociar, A Arte de viver dos sábios, etc..
Tanto que é muito comum que quando queremos nos referir a um trabalho que é dignificante, utilizamos a expressão "................é o estado da Arte"
Apostila do Curso: Líder do Séculoa XXI e a Gestão em Células - Líder do SERviço:
00_09_Módulo IX