Processos-1-Estrutura Pirâmidal
Resultante da organização dos processos industriais (Era industrial), linhas de montagem, etc...
Processos-2-Células-Pessoas
Adequado para os grupos sociais para assegurar a convergência para os Resultados
Simples Gestão
Conceituação
O mundo do trabalho pode ser visto sobre duas partes fundamentais :
Pessoas e Processos. Ambas são mediadas pela Tecnologia, ou seja, a eficiência e eficácia , é feita com base no “ como fazer “, e é aí que está a diferença.
O diagrama abaixo ilustra essa perspectiva.
Observe que no diagrama acima, podemos observar que à medida que aprimoramos a forma de fazer, ou seja, aumentamos a tecnologia, reduzimos, a quantidade de Pessoas e de Processos.
Lembrando a conhecida regra dos 80 / 20, é necessário que invertamos nosso foco de prioridades, pois se a Era Industrial nos legou como prioridade os Processos, à razão de 80% de atenção e de 20% da atenção para as Pessoas, recomendamos as mesmas ênfases, porém com maior foco nas Pessoas, entendendo os Processos como complementos.
Lembrando então os três fatores, quais sejam, Pessoas, Processos e Tecnologia, utilizamos três métodos para assegurar a harmonia e produtividade em cada uma das partes.
Processos
O trabalho para ser realizado pelas pessoas, prescinde de um processo ou método de organização, que dê um sentido de participação além de propiciar a clara percepção da colaboração de cada participante.
As estruturas que herdamos da Era Industrial, têm formato piramidal por estar vinculadas às posições hierárquicas.
Vale lembrar que o Organograma é um instrumento datado de 1864, quando era utilizado o seu formato em cunha, nas guerras da igreja católica com os hereges.
Embora muitas empresas adotem o organograma piramidal, sabe-se que as ligações informais nas instituições têm grande influência no convívio dos grupos que as compõem, independentemente da organização formal da mesma.
Desenvolvemos então um formato celular (criação brasileira) de processo para adoção na gestão de equipes de trabalho, que propicia maior interação entre os envolvidos, além de assegurar alto índice do moral, auto-estima, pois o seu formato celular reduz a conotação de maior ou menor importância de um ou de outro participante.
Esse método de gestão que denominamos Simples Gestão, sugere alguns itens básicos e necessários para o desenvolvimento de equipes, proporcionando principalmente a convergência necessária para a realização dos trabalhos, independentemente do Guarda Chuva Jurídico, Setorial ou Ramo Econômico.
É um processo para coesão, desenvolvimento e convergência das pessoas.
Nesse modelo prevemos a participação de oito pessoas.
Os itens considerados para o seu desenvolvimento são três Referências que são desenvolvidas por todos os 8 participantes.
Três Focos interligados por três Elos, todos ( Referências, Focos e Elos ), convergidos para um Núcleo, central.
Dos oito participantes, cada um fica centrado com prioridade específica em um determinado Foco, Elo ou Núcleo, que somam sete pessoas, porém com co-responsabilidade nos demais 7 itens.
A oitava pessoa desenvolve o papel de Mentor com a sua atenção nos aspectos profissionais e biológicos de todos.
Por ser um modelo biológico celular, permite com que, a importância de cada Foco ou Elo, seja flexível observada a necessidade do objetivo a ser realizado, passando por aspectos próprios do setor de atividade, da economia do país, dos concorrentes, da inovação, etc...
Cada grupo de oito pessoas, forma um módulo de trabalho. Poderá haver tantos quantos módulos de trabalho forem necessários em determinada instituição.
Vale lembrar que o mesmo conceito desse método pode ser adotado também individualmente para o profissional, sendo que cada um dos itens é implementado pelo mesmo, conforme suas necessidades.
O desenho abaixo apresenta o formato do método Simples Gestão.
Detalhamento do modelo e das atividades principais:
* O(s) Módulo(s) poderão ter qualquer guarda-chuva jurídico, sem alteração do processo.
Missão
Razão de ser da Instituição.
Desdobramento da Visão. É o planejamento das ações, com clara identificação das pessoas envolvidas, tempo e recursos.
_____________________________________________________________________________
Ambos os Processos retro-alimentam-se, assegurando a harmonização entre Pessoas e Processos.
Harmonização, eficiência e eficácia entre Pessoas e Processos